Coleções de playbooks
Nenhuma coleção encontrada
Nenhuma coleção encontrada
No mundo digital, os relacionamentos são criados e mantidos nas redes sociais. E o relacionamento entre a sua empresa e o seu público não é diferente. Por isso, é importante que a decisão sobre a presença da marca nas redes seja feita de forma cautelosa.
Essa definição deve ter como base os objetivos da empresa, a persona e o posicionamento da marca.
Conhecer profundamente a sua persona é uma etapa fundamental para tomar uma decisão correta em qualquer etapa do seu planejamento, em especial na escolha das mídias sociais. Tendo uma persona previamente definida, fica fácil entender o seu comportamento. Em quais redes sociais a persona está inserida? Quais delas são frequentemente usadas? A sua marca precisa estar presente onde o público dela está! De nada adianta produzir um perfil original e bem executado em uma mídia X se o seu público não é usuário dela.
Antes de escolher uma mídia social para a sua empresa, é importante entender como elas funcionam. Cada rede social possui uma “personalidade”, composta pela linguagem e comportamento padrão dos usuários. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede focada em negócios e carreira, que carrega uma linguagem muito formal e objetiva. Já o TikTok é uma rede social informal, de conteúdos variados e instantâneos. Dificilmente uma empresa conseguirá ter uma presença forte e coerente nesses dois ambientes. Para fazer uma escolha assertiva, é necessário que você entenda se determinada rede conversa ou não com a sua marca.
Atualmente, essas são as redes sociais mais utilizadas. Avalie quais delas dialogam com o seu negócio e público.