Coleções de playbooks
Nenhuma coleção encontrada
Nenhuma coleção encontrada
A linha editorial de um conteúdo consiste em um conjunto de temas e regras, como linguagem e abordagem, que as suas produções seguirão. A partir da definição da mensagem que você deseja que a marca transmita ao público, fica fácil criar uma linha editorial. Ela deve estar de acordo com os objetivos da produção de conteúdo e transmitir claramente a mensagem e o posicionamento da marca.
Antes de tudo, é preciso ter em mente quais são os objetivos da sua criação de conteúdo. A linha editorial é o elemento que, de fato, vai transmitir a mensagem da sua marca para o público. Por isso, antes de traçar estratégias, mapeie e revise os objetivos definidos anteriormente. Dessa forma, sua linha editorial estará alinhada ao posicionamento da marca e transmitirá com clareza e precisão a sua mensagem.
Para produzir uma comunicação eficiente nas suas mídias sociais, é fundamental saber com quem você está falando. Nessa etapa, é preciso relembrar quem é o público-alvo da sua marca e analisar de quais formas ele se comunica e em quais redes sociais ele está presente. Dependendo da persona, a linha editorial deve ser mais formal ou informal, os conteúdos devem ser produzidos em um tipo específico de formato… Dessa forma, a comunicação será mais assertiva e eficaz.
Se quiser relembrar como definir o público-alvo e a persona, volte ao playbook “Definir a persona”.
Os temas da sua linha editorial são os assuntos que os seus conteúdos irão abordar. Eles devem estar de acordo com os objetivos definidos para a sua produção de conteúdo e transmitir claramente a mensagem e o posicionamento da marca.
Para definir os temas da linha editorial das redes sociais da sua empresa, pense em quais conteúdos agradam o seu público e, simultaneamente, conversam com os objetivos da marca. Organize-se e divida os temas em categorias, para que seu conteúdo não fique repetitivo.
Os temas escolhidos têm que, obrigatoriamente, ter relação direta ou indireta com o seu produto ou serviço. Dessa forma, conteúdos farão sentido tanto para a marca, quanto para o público.
As fontes e inspirações para escolher os temas abordados nas suas mídias sociais podem partir do seu próprio negócio, como um conteúdo que exponha os benefícios do seu produto ou a trajetória da marca. Além disso, datas comemorativas e acontecimentos importantes também são boas fontes, porque ajudam a criar um posicionamento de marca.
Utilize as redes sociais ao seu favor na hora de pensar em temas. No Instagram, por exemplo, é válido procurar por uma hashtag que tenha a ver com a sua oferta e analisar os conteúdos que estão em alta. Buscar inspirações é fundamental e ajuda no processo criativo, mas não se esqueça de pensar em formas de diferenciar o seu conteúdo. Utilizar o Google Trends para descobrir pautas relacionadas ao tema do seu conteúdo é uma ótima opção para gerar ideias que podem trazer mais acessos ao seu Instagram. Para descobrir os temas mais buscados, acesse o Google e busque por Google Trends, ao abrir a página, adicione de acordo com os filtros os temas que você quer buscar, como por exemplo, Marketing Digital.
O Método ROAD é um conceito que te ajudará na criação de temas para os seus conteúdos. Acompanhe algumas sugestões de conteúdos que podem ser criados para o seu negócio:
Conteúdo de relacionamento: conteúdos mais íntimos, como lives e stories no Instagram, mostrando os bastidores e a rotina do seu negócio. Nessa categoria também entram conteúdos sobre a sua trajetória, quais são suas dificuldades e realizações.
Conteúdos de quebra de objeções: esses conteúdos têm como objetivo sanar as possíveis dúvidas dos consumidores a respeito do seu produto ou serviço. Eles guiarão o consumidor à ideia de que o produto é útil e necessário para ele.
Conteúdo de autoridade: certifique sua autoridade através de resultados, depoimentos, conteúdos técnicos.
Dados: conteúdo técnico e explicativo.
No mundo digital, os relacionamentos são criados e mantidos nas redes sociais. E o relacionamento entre a sua empresa e o seu público não é diferente. Por isso, é importante que a decisão sobre a presença da marca nas redes seja feita de forma cautelosa.
Essa definição deve ter como base os objetivos da empresa, a persona e o posicionamento da marca.
Conhecer profundamente a sua persona é uma etapa fundamental para tomar uma decisão correta em qualquer etapa do seu planejamento, em especial na escolha das mídias sociais. Tendo uma persona previamente definida, fica fácil entender o seu comportamento. Em quais redes sociais a persona está inserida? Quais delas são frequentemente usadas? A sua marca precisa estar presente onde o público dela está! De nada adianta produzir um perfil original e bem executado em uma mídia X se o seu público não é usuário dela.
Antes de escolher uma mídia social para a sua empresa, é importante entender como elas funcionam. Cada rede social possui uma “personalidade”, composta pela linguagem e comportamento padrão dos usuários. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede focada em negócios e carreira, que carrega uma linguagem muito formal e objetiva. Já o TikTok é uma rede social informal, de conteúdos variados e instantâneos. Dificilmente uma empresa conseguirá ter uma presença forte e coerente nesses dois ambientes. Para fazer uma escolha assertiva, é necessário que você entenda se determinada rede conversa ou não com a sua marca.
Atualmente, essas são as redes sociais mais utilizadas. Avalie quais delas dialogam com o seu negócio e público.
Existem diversos formatos de conteúdo e é importante definir quais serão utilizados nas mídias sociais da sua empresa. Assim como na definição da rede social utilizada, para escolher o formato perfeito para você, é preciso ter em mente quais são os seus objetivos, quem é o seu público e o que ele consome. Mais importante do que produzir um grande quantidade de conteúdos, é saber exatamente qual tipo de conteúdo irá te ajudar atingir seu público da melhor maneira.
A seguir, listamos os principais formatos de conteúdos digitais utilizados atualmente: